1MINHA INTERNET ESTÁ OSCILANDO
Quando sofrer com oscilações de internet você deve retirar os equipamentos da
tomada por no mínimo 1 minuto.
O motivo é que o roteador (equipamento com antenas) possui uma memória cache
(Uma memória de armazenamento temporário) que ao sobrecarregar gera
lentidão e oscilação no sinal de internet.

Não resolveu? Existem outras causas de oscilação:
• Distância: quanto mais longe você estiver do roteador, mais fraco será o sinal. Teste
novamente próximo ao roteador e entre em contato conosco para saber o que
precisa fazer para solucionar esse problema.
• Serviço específico: a causa da lentidão pode ser do serviço que você está
acessando, como o portal, redes sociais, streamings, entre outros. Teste o
funcionamento em outro aplicativo e caso ainda esteja oscilando entre em contato
conosco.
• Aparelhos específicos (Smartphones, Smart TV, Notebook ou Computadores):
os aparelhos que está utilizando possuem memória cache, uma memória temporária
que ao se sobrecarregar causa lentidão e oscilação na conexão. Verifique qual
aplicativo ou site está usando mais caches e cookies e os limpe.
2QUERO TROCAR A SENHA DO MEU WI-FI
Você deve acessar as configurações do roteador através do navegador em seu
computador, notebook ou smartphone. Para maior segurança entre em contato
conosco para realizar o procedimento remotamente.
3MEU EQUIPAMENTO OU A FIBRA QUEBROU, O QUE DEVO FAZER?
Nesse caso não há como resolvermos seu problema remotamente, entre em
contato conosco para agendarmos um suporte técnico especializado para ir até a
sua casa/empresa. Lembrando que o prazo estabelecido pela Anatel é de até 72
horas úteis após a abertura do chamado, contudo faremos o possível para lhe
atender o mais rápido possível.
4UMA (OU MAIS) LUZ (ES) DO MEU ROTEADOR DESLIGOU (DESLIGARAM) OU DA ONU
ROTEADOR DA COR PRETO – D-LINK
I) A luz com o ícone de Power indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
II) O ícone com o globo indica a conexão com a internet.
III) Os ícones com o formato de monitor numerados indicam as conexões cabeadas em seu roteador.
IV) Os ícones com traços curvos na diagonal com os números 2.4G e 5G indicam suas duas redes Wi-Fi.
V) A luz com o ícone de duas setas giratórias indica a função WPS do seu roteador.
ONU
I) A ONU possui 4 luzes PWR, PON, LOS e LAN:
II) A luz PWR indica que seu equipamento está ligado e recebendo energia elétrica. A luz PON indica a comunicação na transmissão e recepção do sinal de luz.
III) A luz LOS indica a perda de sinal causado por um possível rompimento na fibra óptica.
IV) A luz LAN indica a conexão com o seu aparelho roteador.
Com essas informações você consegue verificar em qual aparelho é o seu problema e ajuda a ter um suporte ainda mais rápido.
ROTEADOR TP-LINK C20
Iniciando da esquerda para a direita:
I) A primeira luz indica a luz power que indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
II) A segunda luz com ícone de ondas estreitas é a indicação da rede 2.4G do roteador.
III) A terceira luz com ícone de ondas largas é a indicação da rede 5G do roteador.
IV) A quarta luz com o ícone de cadeado indica a função QSS/WPS do roteador.
V) A quinta luz com ícone de tela de computador indica a conexão cabeada no roteador.
VI) A sexta luz com ícone de globo indica que o roteador está com sinal de internet.
ROTEADOR TP-LINK G5
• A sua luz com ícone power indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
• A luz com o ícone de ondas com espaços longos indica a sua rede 2.4G.
• A luz com ícone de ondas com espaços curtos indica a sua rede 5G.
• A luz com o ícone de globo indica que o roteador está com sinal de internet.
• A luz com o ícone de tela de computador indica a conexão cabeada no roteador.
• A luz com o ícone de setas girando indica a função WPS do roteador.
ONU (VIVER ANANINDEUA)
• A luz POWER indica que seu equipamento está ligado e recebendo energia elétrica.
• A luz ALARM indica a perda de sinal causado por um possível rompimento na fibra óptica caso esteja piscando.
• A luz PON indica a comunicação na transmissão e recepção do sinal de luz.
• A luz ETH 1 / ETH 2 / ETH 3 / ETH 4 indicam as conexões cabeadas.
• A luz TEL indica a conexão com o interfone.
• A luz WIFI indica o funcionamento da rede WIFI.
5MEXI NOS EQUIPAMENTOS E TROQUEI OS CABOS, E A INTERNET NÃO ESTÁ FUNCIONANDO
Primeiro é preciso reforçar que você NÃO deve mover os equipamentos de lugar ou
trocar os cabos de lugar sem orientação da nossa equipe de suporte técnico.
A porta WAN do roteador é a porta que recebe o sinal elétrico que vem da ONU
com as informações e dados da internet.
A porta LAN da ONU é a que transmite o sinal de internet para o roteador, caso o seu
cabo de rede não esteja conectando os equipamentos nessas respectivas portas
você não terá conexão à internet.
6UTILIZO MUITO A INTERNET NO MEU COMPUTADOR/VIDEO GAME/TELEVISÃO E NÃO ESTÁ NA VELOCIDADE QUE DESEJO
Temos como solução o ponto plus, que consiste em um cabo de rede conectado ao
roteador, instalado pela Conecta Internet, que será levado até algum equipamento
ou local de sua casa. O mesmo pode ser usado em Smart TVs, Notebooks, PC, TV Box,
Repetidor, entre outros.

Funcionamento e a velocidade especifica dos tipos de cabos de rede:
Basicamente no mercado atual há dois tipos de cabos sendo utilizados, Fast Ethernet
e Gigabit Ethernet, e a diferença entre eles resumidamente é a velocidade de
transmissão sendo que o Fast Ethernet alcança até 100Mbps e o Gigabit Ethernet
permite velocidades de até 1 Gbps.
Por isso, orientamos que sejam feitos os testes de velocidade com o equipamento
cabeado.
7MEU IPTV NÃO ESTÁ FUNCIONANDO
Quanto aos serviços de IPTV infelizmente não temos como garantir a estabilidade,
por conta de se tratar de um produto onde mais de 90% dos provedores de IPTV
não são homologados pela Anatel e devido ao fato dessa conexão depender de
fatores além da internet.
8O QUE SIGNIFICA QUE A MINHA INTERNET É 100% FIBRA ÓPTICA (FTTH - FIBER TO THE HOME)?
A fibra óptica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro,
plástico ou outro isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente
elétrica). Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e
núcleo. Sendo muito utilizada nas telecomunicações e exames médicos que permite
a transmissão de luz por reflexões contínuas dentro de uma superfície até a
chegada da outra extremidade, sem perdas.
Simplificadamente a nossa conexão é feita 100% com fibra óptica (Tecnologia que
garante conexão com a velocidade da luz) desde a nossa base até os
equipamentos da sua residência.
9POR QUE MINHA INTERNET TEM UMA VELOCIDADE DE DOWNLOAD E DE UPLOAD?
A taxa de download é a velocidade que você recebe os dados da rede (tudo que
baixa/assiste/acessa) e a taxa de upload é a velocidade que você recebe os dados,
(tudo que envia/transmite/interage).
As taxas têm velocidades diferentes, pois recebemos muito mais dados que
enviamos. Ex.: Ao acessar seu Instagram você recebe em seu feed várias fotos,
vídeos e stories, fazendo o download deles, e ao achar algo que goste você curte
ou comenta, e só aí está enviando os dados para a rede em upload.
10PAGUEI MEU BOLETO, MAS A INTERNET NÃO FOI RESTAURADA
Na mensalidade e ativação temos o boleto que pode ser processado em até 24
Horas úteis após o pagamento.
Na ativação a função cartão de débito o pagamento é efetuado diretamente na
conta bancária e processado em até 10 horas.
E na função Cartão de Crédito no caso de taxas de ativação em até 2 dias úteis
após o pagamento.
⚠ Lembrando que finais de semana e feriados não contam como dias úteis
11O QUE É UM PONTO PLUS?
É um cabo de rede conectado ao roteador, instalado pela Conecta, que será levado
até algum equipamento ou local de sua casa. O mesmo pode ser usado em Smart
TVs, Notebooks, PC, TV Box, Repetidor, entre outros.
Ele é recomendado para você que precisa de uma atenção especial para um
equipamento, como seu computador de trabalho ou seu videogame preferido.
12O QUE É O ROTEADOR MESH?
O Wi-Fi Mesh é uma nova tecnologia que oferece uma melhor forma de conectar
nossos dispositivos à internet: ela permite aumentar o tamanho de nossa rede sem
prejudicar a performance, apenas adicionando novos pontos de acesso, de forma
fácil e rápida.
É uma nova tecnologia de redes sem fio, que utiliza uma topologia de malha (no
original em inglês: Mesh) onde todos os terminais são conectados entre todos,
agindo como uma única rede sem fio com vários pontos espalhados. Parece com o
conceito de usar repetidores, mas funciona de forma totalmente integrada.
13COMO POSSO VISUALIZAR MINHA FATURA?
Você consegue visualizar sua fatura através do nosso site na Área do Cliente, no seu
e-mail (verifique também a caixa de spam) ou no aplicativo na loja de Apps do seu
dispositivo Android ou iOS:
• IOS: https://apps.apple.com/br/app/conecta-internet/id1503340858
• Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.topsapp.topcliente.conectainternet
14QUAIS OS EQUIPAMENTOS ESTÃO INSTALADOS EM MINHA RESIDÊNCIA?
Quando efetuamos a instalação do nosso serviço para você, levamos 3 coisas muito
importantes para o bom funcionamento da sua rede:
• PTO: onde fica arrumada a última parte da fibra até ser conectada no
equipamento óptico. É uma parte muito sensível, pois a fibra não está tão protegida
e está mais exposta e para não haver um rompimento dela com facilidade, ela fica
guardada nessa caixinha.
• ONU: é o equipamento que faz um trabalho de ponte até chegar, ele converte os
sinais de luz para sinais elétricos e envia para o roteador.
• Roteador: é o equipamento com antenas, responsável pelo seu sinal de Wi-Fi. Ele
distribui internet para toda a sua casa.
 
 
1MINHA INTERNET ESTÁ OSCILANDO
Quando sofrer com oscilações de internet você deve retirar os equipamentos da
tomada por no mínimo 1 minuto.
O motivo é que o roteador (equipamento com antenas) possui uma memória cache
(Uma memória de armazenamento temporário) que ao sobrecarregar gera
lentidão e oscilação no sinal de internet.

Não resolveu? Existem outras causas de oscilação:
• Distância: quanto mais longe você estiver do roteador, mais fraco será o sinal. Teste
novamente próximo ao roteador e entre em contato conosco para saber o que
precisa fazer para solucionar esse problema.
• Serviço específico: a causa da lentidão pode ser do serviço que você está
acessando, como o portal, redes sociais, streamings, entre outros. Teste o
funcionamento em outro aplicativo e caso ainda esteja oscilando entre em contato
conosco.
• Aparelhos específicos (Smartphones, Smart TV, Notebook ou Computadores):
os aparelhos que está utilizando possuem memória cache, uma memória temporária
que ao se sobrecarregar causa lentidão e oscilação na conexão. Verifique qual
aplicativo ou site está usando mais caches e cookies e os limpe.
2QUERO TROCAR A SENHA DO MEU WI-FI
Você deve acessar as configurações do roteador através do navegador em seu
computador, notebook ou smartphone. Para maior segurança entre em contato
conosco para realizar o procedimento remotamente.
3MEU EQUIPAMENTO OU A FIBRA QUEBROU, O QUE DEVO FAZER?
Nesse caso não há como resolvermos seu problema remotamente, entre em
contato conosco para agendarmos um suporte técnico especializado para ir até a
sua casa/empresa. Lembrando que o prazo estabelecido pela Anatel é de até 72
horas úteis após a abertura do chamado, contudo faremos o possível para lhe
atender o mais rápido possível.
4UMA (OU MAIS) LUZ (ES) DO MEU ROTEADOR DESLIGOU (DESLIGARAM) OU DA ONU
ROTEADOR DA COR PRETO – D-LINK
I) A luz com o ícone de Power indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
II) O ícone com o globo indica a conexão com a internet.
III) Os ícones com o formato de monitor numerados indicam as conexões cabeadas em seu roteador.
IV) Os ícones com traços curvos na diagonal com os números 2.4G e 5G indicam suas duas redes Wi-Fi.
V) A luz com o ícone de duas setas giratórias indica a função WPS do seu roteador.
ONU
I) A ONU possui 4 luzes PWR, PON, LOS e LAN:
II) A luz PWR indica que seu equipamento está ligado e recebendo energia elétrica. A luz PON indica a comunicação na transmissão e recepção do sinal de luz.
III) A luz LOS indica a perda de sinal causado por um possível rompimento na fibra óptica.
IV) A luz LAN indica a conexão com o seu aparelho roteador.
Com essas informações você consegue verificar em qual aparelho é o seu problema e ajuda a ter um suporte ainda mais rápido.
ROTEADOR TP-LINK C20
Iniciando da esquerda para a direita:
I) A primeira luz indica a luz power que indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
II) A segunda luz com ícone de ondas estreitas é a indicação da rede 2.4G do roteador.
III) A terceira luz com ícone de ondas largas é a indicação da rede 5G do roteador.
IV) A quarta luz com o ícone de cadeado indica a função QSS/WPS do roteador.
V) A quinta luz com ícone de tela de computador indica a conexão cabeada no roteador.
VI) A sexta luz com ícone de globo indica que o roteador está com sinal de internet.
ROTEADOR TP-LINK G5
• A sua luz com ícone power indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
• A luz com o ícone de ondas com espaços longos indica a sua rede 2.4G.
• A luz com ícone de ondas com espaços curtos indica a sua rede 5G.
• A luz com o ícone de globo indica que o roteador está com sinal de internet.
• A luz com o ícone de tela de computador indica a conexão cabeada no roteador.
• A luz com o ícone de setas girando indica a função WPS do roteador.
ONU (VIVER ANANINDEUA)
• A luz POWER indica que seu equipamento está ligado e recebendo energia elétrica.
• A luz ALARM indica a perda de sinal causado por um possível rompimento na fibra óptica caso esteja piscando.
• A luz PON indica a comunicação na transmissão e recepção do sinal de luz.
• A luz ETH 1 / ETH 2 / ETH 3 / ETH 4 indicam as conexões cabeadas.
• A luz TEL indica a conexão com o interfone.
• A luz WIFI indica o funcionamento da rede WIFI.
5MEXI NOS EQUIPAMENTOS E TROQUEI OS CABOS, E A INTERNET NÃO ESTÁ FUNCIONANDO
Primeiro é preciso reforçar que você NÃO deve mover os equipamentos de lugar ou
trocar os cabos de lugar sem orientação da nossa equipe de suporte técnico.
A porta WAN do roteador é a porta que recebe o sinal elétrico que vem da ONU
com as informações e dados da internet.
A porta LAN da ONU é a que transmite o sinal de internet para o roteador, caso o seu
cabo de rede não esteja conectando os equipamentos nessas respectivas portas
você não terá conexão à internet.
6UTILIZO MUITO A INTERNET NO MEU COMPUTADOR/VIDEO GAME/TELEVISÃO E NÃO ESTÁ NA VELOCIDADE QUE DESEJO
Temos como solução o ponto plus, que consiste em um cabo de rede conectado ao
roteador, instalado pela Conecta Internet, que será levado até algum equipamento
ou local de sua casa. O mesmo pode ser usado em Smart TVs, Notebooks, PC, TV Box,
Repetidor, entre outros.

Funcionamento e a velocidade especifica dos tipos de cabos de rede:
Basicamente no mercado atual há dois tipos de cabos sendo utilizados, Fast Ethernet
e Gigabit Ethernet, e a diferença entre eles resumidamente é a velocidade de
transmissão sendo que o Fast Ethernet alcança até 100Mbps e o Gigabit Ethernet
permite velocidades de até 1 Gbps.
Por isso, orientamos que sejam feitos os testes de velocidade com o equipamento
cabeado.
7MEU IPTV NÃO ESTÁ FUNCIONANDO
Quanto aos serviços de IPTV infelizmente não temos como garantir a estabilidade,
por conta de se tratar de um produto onde mais de 90% dos provedores de IPTV
não são homologados pela Anatel e devido ao fato dessa conexão depender de
fatores além da internet.
8O QUE SIGNIFICA QUE A MINHA INTERNET É 100% FIBRA ÓPTICA (FTTH - FIBER TO THE HOME)?
A fibra óptica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro,
plástico ou outro isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente
elétrica). Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e
núcleo. Sendo muito utilizada nas telecomunicações e exames médicos que permite
a transmissão de luz por reflexões contínuas dentro de uma superfície até a
chegada da outra extremidade, sem perdas.
Simplificadamente a nossa conexão é feita 100% com fibra óptica (Tecnologia que
garante conexão com a velocidade da luz) desde a nossa base até os
equipamentos da sua residência.
9POR QUE MINHA INTERNET TEM UMA VELOCIDADE DE DOWNLOAD E DE UPLOAD?
A taxa de download é a velocidade que você recebe os dados da rede (tudo que
baixa/assiste/acessa) e a taxa de upload é a velocidade que você recebe os dados,
(tudo que envia/transmite/interage).
As taxas têm velocidades diferentes, pois recebemos muito mais dados que
enviamos. Ex.: Ao acessar seu Instagram você recebe em seu feed várias fotos,
vídeos e stories, fazendo o download deles, e ao achar algo que goste você curte
ou comenta, e só aí está enviando os dados para a rede em upload.
10PAGUEI MEU BOLETO, MAS A INTERNET NÃO FOI RESTAURADA
Na mensalidade e ativação temos o boleto que pode ser processado em até 24
Horas úteis após o pagamento.
Na ativação a função cartão de débito o pagamento é efetuado diretamente na
conta bancária e processado em até 10 horas.
E na função Cartão de Crédito no caso de taxas de ativação em até 2 dias úteis
após o pagamento.
⚠ Lembrando que finais de semana e feriados não contam como dias úteis
11O QUE É UM PONTO PLUS?
É um cabo de rede conectado ao roteador, instalado pela Conecta, que será levado
até algum equipamento ou local de sua casa. O mesmo pode ser usado em Smart
TVs, Notebooks, PC, TV Box, Repetidor, entre outros.
Ele é recomendado para você que precisa de uma atenção especial para um
equipamento, como seu computador de trabalho ou seu videogame preferido.
12O QUE É O ROTEADOR MESH?
O Wi-Fi Mesh é uma nova tecnologia que oferece uma melhor forma de conectar
nossos dispositivos à internet: ela permite aumentar o tamanho de nossa rede sem
prejudicar a performance, apenas adicionando novos pontos de acesso, de forma
fácil e rápida.
É uma nova tecnologia de redes sem fio, que utiliza uma topologia de malha (no
original em inglês: Mesh) onde todos os terminais são conectados entre todos,
agindo como uma única rede sem fio com vários pontos espalhados. Parece com o
conceito de usar repetidores, mas funciona de forma totalmente integrada.
13COMO POSSO VISUALIZAR MINHA FATURA?
Você consegue visualizar sua fatura através do nosso site na Área do Cliente, no seu
e-mail (verifique também a caixa de spam) ou no aplicativo na loja de Apps do seu
dispositivo Android ou iOS:
• IOS: https://apps.apple.com/br/app/conecta-internet/id1503340858
• Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.topsapp.topcliente.conectainternet
14QUAIS OS EQUIPAMENTOS ESTÃO INSTALADOS EM MINHA RESIDÊNCIA?
Quando efetuamos a instalação do nosso serviço para você, levamos 3 coisas muito
importantes para o bom funcionamento da sua rede:
• PTO: onde fica arrumada a última parte da fibra até ser conectada no
equipamento óptico. É uma parte muito sensível, pois a fibra não está tão protegida
e está mais exposta e para não haver um rompimento dela com facilidade, ela fica
guardada nessa caixinha.
• ONU: é o equipamento que faz um trabalho de ponte até chegar, ele converte os
sinais de luz para sinais elétricos e envia para o roteador.
• Roteador: é o equipamento com antenas, responsável pelo seu sinal de Wi-Fi. Ele
distribui internet para toda a sua casa.
 

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