1MINHA INTERNET ESTÁ OSCILANDO
Quando sofrer com oscilações de internet você deve retirar os equipamentos da
tomada por no mínimo 1 minuto.
O motivo é que o roteador (equipamento com antenas) possui uma memória cache
(Uma memória de armazenamento temporário) que ao sobrecarregar gera
lentidão e oscilação no sinal de internet.
Não resolveu? Existem outras causas de oscilação:
• Distância: quanto mais longe você estiver do roteador, mais fraco será o sinal. Teste
novamente próximo ao roteador e entre em contato conosco para saber o que
precisa fazer para solucionar esse problema.
• Serviço específico: a causa da lentidão pode ser do serviço que você está
acessando, como o portal, redes sociais, streamings, entre outros. Teste o
funcionamento em outro aplicativo e caso ainda esteja oscilando entre em contato
conosco.
• Aparelhos específicos (Smartphones, Smart TV, Notebook ou Computadores):
os aparelhos que está utilizando possuem memória cache, uma memória temporária
que ao se sobrecarregar causa lentidão e oscilação na conexão. Verifique qual
aplicativo ou site está usando mais caches e cookies e os limpe.
tomada por no mínimo 1 minuto.
O motivo é que o roteador (equipamento com antenas) possui uma memória cache
(Uma memória de armazenamento temporário) que ao sobrecarregar gera
lentidão e oscilação no sinal de internet.
Não resolveu? Existem outras causas de oscilação:
• Distância: quanto mais longe você estiver do roteador, mais fraco será o sinal. Teste
novamente próximo ao roteador e entre em contato conosco para saber o que
precisa fazer para solucionar esse problema.
• Serviço específico: a causa da lentidão pode ser do serviço que você está
acessando, como o portal, redes sociais, streamings, entre outros. Teste o
funcionamento em outro aplicativo e caso ainda esteja oscilando entre em contato
conosco.
• Aparelhos específicos (Smartphones, Smart TV, Notebook ou Computadores):
os aparelhos que está utilizando possuem memória cache, uma memória temporária
que ao se sobrecarregar causa lentidão e oscilação na conexão. Verifique qual
aplicativo ou site está usando mais caches e cookies e os limpe.
2QUERO TROCAR A SENHA DO MEU WI-FI
Você deve acessar as configurações do roteador através do navegador em seu
computador, notebook ou smartphone. Para maior segurança entre em contato
conosco para realizar o procedimento remotamente.
computador, notebook ou smartphone. Para maior segurança entre em contato
conosco para realizar o procedimento remotamente.
3MEU EQUIPAMENTO OU A FIBRA QUEBROU, O QUE DEVO FAZER?
Nesse caso não há como resolvermos seu problema remotamente, entre em
contato conosco para agendarmos um suporte técnico especializado para ir até a
sua casa/empresa. Lembrando que o prazo estabelecido pela Anatel é de até 72
horas úteis após a abertura do chamado, contudo faremos o possível para lhe
atender o mais rápido possível.
contato conosco para agendarmos um suporte técnico especializado para ir até a
sua casa/empresa. Lembrando que o prazo estabelecido pela Anatel é de até 72
horas úteis após a abertura do chamado, contudo faremos o possível para lhe
atender o mais rápido possível.
4UMA (OU MAIS) LUZ (ES) DO MEU ROTEADOR DESLIGOU (DESLIGARAM) OU DA ONU
ROTEADOR DA COR PRETO – D-LINK
I) A luz com o ícone de Power indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
II) O ícone com o globo indica a conexão com a internet.
III) Os ícones com o formato de monitor numerados indicam as conexões cabeadas em seu roteador.
IV) Os ícones com traços curvos na diagonal com os números 2.4G e 5G indicam suas duas redes Wi-Fi.
V) A luz com o ícone de duas setas giratórias indica a função WPS do seu roteador.
I) A luz com o ícone de Power indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
II) O ícone com o globo indica a conexão com a internet.
III) Os ícones com o formato de monitor numerados indicam as conexões cabeadas em seu roteador.
IV) Os ícones com traços curvos na diagonal com os números 2.4G e 5G indicam suas duas redes Wi-Fi.
V) A luz com o ícone de duas setas giratórias indica a função WPS do seu roteador.

ONU
I) A ONU possui 4 luzes PWR, PON, LOS e LAN:
II) A luz PWR indica que seu equipamento está ligado e recebendo energia elétrica. A luz PON indica a comunicação na transmissão e recepção do sinal de luz.
III) A luz LOS indica a perda de sinal causado por um possível rompimento na fibra óptica.
IV) A luz LAN indica a conexão com o seu aparelho roteador.
Com essas informações você consegue verificar em qual aparelho é o seu problema e ajuda a ter um suporte ainda mais rápido.
I) A ONU possui 4 luzes PWR, PON, LOS e LAN:
II) A luz PWR indica que seu equipamento está ligado e recebendo energia elétrica. A luz PON indica a comunicação na transmissão e recepção do sinal de luz.
III) A luz LOS indica a perda de sinal causado por um possível rompimento na fibra óptica.
IV) A luz LAN indica a conexão com o seu aparelho roteador.
Com essas informações você consegue verificar em qual aparelho é o seu problema e ajuda a ter um suporte ainda mais rápido.

ROTEADOR TP-LINK C20
Iniciando da esquerda para a direita:
I) A primeira luz indica a luz power que indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
II) A segunda luz com ícone de ondas estreitas é a indicação da rede 2.4G do roteador.
III) A terceira luz com ícone de ondas largas é a indicação da rede 5G do roteador.
IV) A quarta luz com o ícone de cadeado indica a função QSS/WPS do roteador.
V) A quinta luz com ícone de tela de computador indica a conexão cabeada no roteador.
VI) A sexta luz com ícone de globo indica que o roteador está com sinal de internet.
Iniciando da esquerda para a direita:
I) A primeira luz indica a luz power que indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
II) A segunda luz com ícone de ondas estreitas é a indicação da rede 2.4G do roteador.
III) A terceira luz com ícone de ondas largas é a indicação da rede 5G do roteador.
IV) A quarta luz com o ícone de cadeado indica a função QSS/WPS do roteador.
V) A quinta luz com ícone de tela de computador indica a conexão cabeada no roteador.
VI) A sexta luz com ícone de globo indica que o roteador está com sinal de internet.

ROTEADOR TP-LINK G5
• A sua luz com ícone power indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
• A luz com o ícone de ondas com espaços longos indica a sua rede 2.4G.
• A luz com ícone de ondas com espaços curtos indica a sua rede 5G.
• A luz com o ícone de globo indica que o roteador está com sinal de internet.
• A luz com o ícone de tela de computador indica a conexão cabeada no roteador.
• A luz com o ícone de setas girando indica a função WPS do roteador.
• A sua luz com ícone power indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
• A luz com o ícone de ondas com espaços longos indica a sua rede 2.4G.
• A luz com ícone de ondas com espaços curtos indica a sua rede 5G.
• A luz com o ícone de globo indica que o roteador está com sinal de internet.
• A luz com o ícone de tela de computador indica a conexão cabeada no roteador.
• A luz com o ícone de setas girando indica a função WPS do roteador.

ONU (VIVER ANANINDEUA)
• A luz POWER indica que seu equipamento está ligado e recebendo energia elétrica.
• A luz ALARM indica a perda de sinal causado por um possível rompimento na fibra óptica caso esteja piscando.
• A luz PON indica a comunicação na transmissão e recepção do sinal de luz.
• A luz ETH 1 / ETH 2 / ETH 3 / ETH 4 indicam as conexões cabeadas.
• A luz TEL indica a conexão com o interfone.
• A luz WIFI indica o funcionamento da rede WIFI.
• A luz POWER indica que seu equipamento está ligado e recebendo energia elétrica.
• A luz ALARM indica a perda de sinal causado por um possível rompimento na fibra óptica caso esteja piscando.
• A luz PON indica a comunicação na transmissão e recepção do sinal de luz.
• A luz ETH 1 / ETH 2 / ETH 3 / ETH 4 indicam as conexões cabeadas.
• A luz TEL indica a conexão com o interfone.
• A luz WIFI indica o funcionamento da rede WIFI.

5MEXI NOS EQUIPAMENTOS E TROQUEI OS CABOS, E A INTERNET NÃO ESTÁ FUNCIONANDO
Primeiro é preciso reforçar que você NÃO deve mover os equipamentos de lugar ou
trocar os cabos de lugar sem orientação da nossa equipe de suporte técnico.
A porta WAN do roteador é a porta que recebe o sinal elétrico que vem da ONU
com as informações e dados da internet.
A porta LAN da ONU é a que transmite o sinal de internet para o roteador, caso o seu
cabo de rede não esteja conectando os equipamentos nessas respectivas portas
você não terá conexão à internet.
trocar os cabos de lugar sem orientação da nossa equipe de suporte técnico.
A porta WAN do roteador é a porta que recebe o sinal elétrico que vem da ONU
com as informações e dados da internet.
A porta LAN da ONU é a que transmite o sinal de internet para o roteador, caso o seu
cabo de rede não esteja conectando os equipamentos nessas respectivas portas
você não terá conexão à internet.
6UTILIZO MUITO A INTERNET NO MEU COMPUTADOR/VIDEO GAME/TELEVISÃO E NÃO ESTÁ NA VELOCIDADE QUE DESEJO
Temos como solução o ponto plus, que consiste em um cabo de rede conectado ao
roteador, instalado pela Conecta Internet, que será levado até algum equipamento
ou local de sua casa. O mesmo pode ser usado em Smart TVs, Notebooks, PC, TV Box,
Repetidor, entre outros.
Funcionamento e a velocidade especifica dos tipos de cabos de rede:
Basicamente no mercado atual há dois tipos de cabos sendo utilizados, Fast Ethernet
e Gigabit Ethernet, e a diferença entre eles resumidamente é a velocidade de
transmissão sendo que o Fast Ethernet alcança até 100Mbps e o Gigabit Ethernet
permite velocidades de até 1 Gbps.
Por isso, orientamos que sejam feitos os testes de velocidade com o equipamento
cabeado.
roteador, instalado pela Conecta Internet, que será levado até algum equipamento
ou local de sua casa. O mesmo pode ser usado em Smart TVs, Notebooks, PC, TV Box,
Repetidor, entre outros.
Funcionamento e a velocidade especifica dos tipos de cabos de rede:
Basicamente no mercado atual há dois tipos de cabos sendo utilizados, Fast Ethernet
e Gigabit Ethernet, e a diferença entre eles resumidamente é a velocidade de
transmissão sendo que o Fast Ethernet alcança até 100Mbps e o Gigabit Ethernet
permite velocidades de até 1 Gbps.
Por isso, orientamos que sejam feitos os testes de velocidade com o equipamento
cabeado.
7MEU IPTV NÃO ESTÁ FUNCIONANDO
Quanto aos serviços de IPTV infelizmente não temos como garantir a estabilidade,
por conta de se tratar de um produto onde mais de 90% dos provedores de IPTV
não são homologados pela Anatel e devido ao fato dessa conexão depender de
fatores além da internet.
por conta de se tratar de um produto onde mais de 90% dos provedores de IPTV
não são homologados pela Anatel e devido ao fato dessa conexão depender de
fatores além da internet.
8O QUE SIGNIFICA QUE A MINHA INTERNET É 100% FIBRA ÓPTICA (FTTH - FIBER TO THE HOME)?
A fibra óptica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro,
plástico ou outro isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente
elétrica). Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e
núcleo. Sendo muito utilizada nas telecomunicações e exames médicos que permite
a transmissão de luz por reflexões contínuas dentro de uma superfície até a
chegada da outra extremidade, sem perdas.
Simplificadamente a nossa conexão é feita 100% com fibra óptica (Tecnologia que
garante conexão com a velocidade da luz) desde a nossa base até os
equipamentos da sua residência.
plástico ou outro isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente
elétrica). Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e
núcleo. Sendo muito utilizada nas telecomunicações e exames médicos que permite
a transmissão de luz por reflexões contínuas dentro de uma superfície até a
chegada da outra extremidade, sem perdas.
Simplificadamente a nossa conexão é feita 100% com fibra óptica (Tecnologia que
garante conexão com a velocidade da luz) desde a nossa base até os
equipamentos da sua residência.
9POR QUE MINHA INTERNET TEM UMA VELOCIDADE DE DOWNLOAD E DE UPLOAD?
A taxa de download é a velocidade que você recebe os dados da rede (tudo que
baixa/assiste/acessa) e a taxa de upload é a velocidade que você recebe os dados,
(tudo que envia/transmite/interage).
As taxas têm velocidades diferentes, pois recebemos muito mais dados que
enviamos. Ex.: Ao acessar seu Instagram você recebe em seu feed várias fotos,
vídeos e stories, fazendo o download deles, e ao achar algo que goste você curte
ou comenta, e só aí está enviando os dados para a rede em upload.
baixa/assiste/acessa) e a taxa de upload é a velocidade que você recebe os dados,
(tudo que envia/transmite/interage).
As taxas têm velocidades diferentes, pois recebemos muito mais dados que
enviamos. Ex.: Ao acessar seu Instagram você recebe em seu feed várias fotos,
vídeos e stories, fazendo o download deles, e ao achar algo que goste você curte
ou comenta, e só aí está enviando os dados para a rede em upload.
10PAGUEI MEU BOLETO, MAS A INTERNET NÃO FOI RESTAURADA
Na mensalidade e ativação temos o boleto que pode ser processado em até 24
Horas úteis após o pagamento.
Na ativação a função cartão de débito o pagamento é efetuado diretamente na
conta bancária e processado em até 10 horas.
E na função Cartão de Crédito no caso de taxas de ativação em até 2 dias úteis
após o pagamento.
⚠ Lembrando que finais de semana e feriados não contam como dias úteis
Horas úteis após o pagamento.
Na ativação a função cartão de débito o pagamento é efetuado diretamente na
conta bancária e processado em até 10 horas.
E na função Cartão de Crédito no caso de taxas de ativação em até 2 dias úteis
após o pagamento.
⚠ Lembrando que finais de semana e feriados não contam como dias úteis
11O QUE É UM PONTO PLUS?
É um cabo de rede conectado ao roteador, instalado pela Conecta, que será levado
até algum equipamento ou local de sua casa. O mesmo pode ser usado em Smart
TVs, Notebooks, PC, TV Box, Repetidor, entre outros.
Ele é recomendado para você que precisa de uma atenção especial para um
equipamento, como seu computador de trabalho ou seu videogame preferido.
até algum equipamento ou local de sua casa. O mesmo pode ser usado em Smart
TVs, Notebooks, PC, TV Box, Repetidor, entre outros.
Ele é recomendado para você que precisa de uma atenção especial para um
equipamento, como seu computador de trabalho ou seu videogame preferido.
12O QUE É O ROTEADOR MESH?
O Wi-Fi Mesh é uma nova tecnologia que oferece uma melhor forma de conectar
nossos dispositivos à internet: ela permite aumentar o tamanho de nossa rede sem
prejudicar a performance, apenas adicionando novos pontos de acesso, de forma
fácil e rápida.
É uma nova tecnologia de redes sem fio, que utiliza uma topologia de malha (no
original em inglês: Mesh) onde todos os terminais são conectados entre todos,
agindo como uma única rede sem fio com vários pontos espalhados. Parece com o
conceito de usar repetidores, mas funciona de forma totalmente integrada.
nossos dispositivos à internet: ela permite aumentar o tamanho de nossa rede sem
prejudicar a performance, apenas adicionando novos pontos de acesso, de forma
fácil e rápida.
É uma nova tecnologia de redes sem fio, que utiliza uma topologia de malha (no
original em inglês: Mesh) onde todos os terminais são conectados entre todos,
agindo como uma única rede sem fio com vários pontos espalhados. Parece com o
conceito de usar repetidores, mas funciona de forma totalmente integrada.
13COMO POSSO VISUALIZAR MINHA FATURA?
Você consegue visualizar sua fatura através do nosso site na Área do Cliente, no seu
e-mail (verifique também a caixa de spam) ou no aplicativo na loja de Apps do seu
dispositivo Android ou iOS:
• IOS: https://apps.apple.com/br/app/conecta-internet/id1503340858
• Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.topsapp.topcliente.conectainternet
e-mail (verifique também a caixa de spam) ou no aplicativo na loja de Apps do seu
dispositivo Android ou iOS:
• IOS: https://apps.apple.com/br/app/conecta-internet/id1503340858
• Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.topsapp.topcliente.conectainternet
14QUAIS OS EQUIPAMENTOS ESTÃO INSTALADOS EM MINHA RESIDÊNCIA?
Quando efetuamos a instalação do nosso serviço para você, levamos 3 coisas muito
importantes para o bom funcionamento da sua rede:
• PTO: onde fica arrumada a última parte da fibra até ser conectada no
equipamento óptico. É uma parte muito sensível, pois a fibra não está tão protegida
e está mais exposta e para não haver um rompimento dela com facilidade, ela fica
guardada nessa caixinha.
• ONU: é o equipamento que faz um trabalho de ponte até chegar, ele converte os
sinais de luz para sinais elétricos e envia para o roteador.
• Roteador: é o equipamento com antenas, responsável pelo seu sinal de Wi-Fi. Ele
distribui internet para toda a sua casa.
importantes para o bom funcionamento da sua rede:
• PTO: onde fica arrumada a última parte da fibra até ser conectada no
equipamento óptico. É uma parte muito sensível, pois a fibra não está tão protegida
e está mais exposta e para não haver um rompimento dela com facilidade, ela fica
guardada nessa caixinha.
• ONU: é o equipamento que faz um trabalho de ponte até chegar, ele converte os
sinais de luz para sinais elétricos e envia para o roteador.
• Roteador: é o equipamento com antenas, responsável pelo seu sinal de Wi-Fi. Ele
distribui internet para toda a sua casa.
1MINHA INTERNET ESTÁ OSCILANDO
Quando sofrer com oscilações de internet você deve retirar os equipamentos da
tomada por no mínimo 1 minuto.
O motivo é que o roteador (equipamento com antenas) possui uma memória cache
(Uma memória de armazenamento temporário) que ao sobrecarregar gera
lentidão e oscilação no sinal de internet.
Não resolveu? Existem outras causas de oscilação:
• Distância: quanto mais longe você estiver do roteador, mais fraco será o sinal. Teste
novamente próximo ao roteador e entre em contato conosco para saber o que
precisa fazer para solucionar esse problema.
• Serviço específico: a causa da lentidão pode ser do serviço que você está
acessando, como o portal, redes sociais, streamings, entre outros. Teste o
funcionamento em outro aplicativo e caso ainda esteja oscilando entre em contato
conosco.
• Aparelhos específicos (Smartphones, Smart TV, Notebook ou Computadores):
os aparelhos que está utilizando possuem memória cache, uma memória temporária
que ao se sobrecarregar causa lentidão e oscilação na conexão. Verifique qual
aplicativo ou site está usando mais caches e cookies e os limpe.
tomada por no mínimo 1 minuto.
O motivo é que o roteador (equipamento com antenas) possui uma memória cache
(Uma memória de armazenamento temporário) que ao sobrecarregar gera
lentidão e oscilação no sinal de internet.
Não resolveu? Existem outras causas de oscilação:
• Distância: quanto mais longe você estiver do roteador, mais fraco será o sinal. Teste
novamente próximo ao roteador e entre em contato conosco para saber o que
precisa fazer para solucionar esse problema.
• Serviço específico: a causa da lentidão pode ser do serviço que você está
acessando, como o portal, redes sociais, streamings, entre outros. Teste o
funcionamento em outro aplicativo e caso ainda esteja oscilando entre em contato
conosco.
• Aparelhos específicos (Smartphones, Smart TV, Notebook ou Computadores):
os aparelhos que está utilizando possuem memória cache, uma memória temporária
que ao se sobrecarregar causa lentidão e oscilação na conexão. Verifique qual
aplicativo ou site está usando mais caches e cookies e os limpe.
2QUERO TROCAR A SENHA DO MEU WI-FI
Você deve acessar as configurações do roteador através do navegador em seu
computador, notebook ou smartphone. Para maior segurança entre em contato
conosco para realizar o procedimento remotamente.
computador, notebook ou smartphone. Para maior segurança entre em contato
conosco para realizar o procedimento remotamente.
3MEU EQUIPAMENTO OU A FIBRA QUEBROU, O QUE DEVO FAZER?
Nesse caso não há como resolvermos seu problema remotamente, entre em
contato conosco para agendarmos um suporte técnico especializado para ir até a
sua casa/empresa. Lembrando que o prazo estabelecido pela Anatel é de até 72
horas úteis após a abertura do chamado, contudo faremos o possível para lhe
atender o mais rápido possível.
contato conosco para agendarmos um suporte técnico especializado para ir até a
sua casa/empresa. Lembrando que o prazo estabelecido pela Anatel é de até 72
horas úteis após a abertura do chamado, contudo faremos o possível para lhe
atender o mais rápido possível.
4UMA (OU MAIS) LUZ (ES) DO MEU ROTEADOR DESLIGOU (DESLIGARAM) OU DA ONU
ROTEADOR DA COR PRETO – D-LINK
I) A luz com o ícone de Power indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
II) O ícone com o globo indica a conexão com a internet.
III) Os ícones com o formato de monitor numerados indicam as conexões cabeadas em seu roteador.
IV) Os ícones com traços curvos na diagonal com os números 2.4G e 5G indicam suas duas redes Wi-Fi.
V) A luz com o ícone de duas setas giratórias indica a função WPS do seu roteador.
I) A luz com o ícone de Power indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
II) O ícone com o globo indica a conexão com a internet.
III) Os ícones com o formato de monitor numerados indicam as conexões cabeadas em seu roteador.
IV) Os ícones com traços curvos na diagonal com os números 2.4G e 5G indicam suas duas redes Wi-Fi.
V) A luz com o ícone de duas setas giratórias indica a função WPS do seu roteador.

ONU
I) A ONU possui 4 luzes PWR, PON, LOS e LAN:
II) A luz PWR indica que seu equipamento está ligado e recebendo energia elétrica. A luz PON indica a comunicação na transmissão e recepção do sinal de luz.
III) A luz LOS indica a perda de sinal causado por um possível rompimento na fibra óptica.
IV) A luz LAN indica a conexão com o seu aparelho roteador.
Com essas informações você consegue verificar em qual aparelho é o seu problema e ajuda a ter um suporte ainda mais rápido.
I) A ONU possui 4 luzes PWR, PON, LOS e LAN:
II) A luz PWR indica que seu equipamento está ligado e recebendo energia elétrica. A luz PON indica a comunicação na transmissão e recepção do sinal de luz.
III) A luz LOS indica a perda de sinal causado por um possível rompimento na fibra óptica.
IV) A luz LAN indica a conexão com o seu aparelho roteador.
Com essas informações você consegue verificar em qual aparelho é o seu problema e ajuda a ter um suporte ainda mais rápido.

ROTEADOR TP-LINK C20
Iniciando da esquerda para a direita:
I) A primeira luz indica a luz power que indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
II) A segunda luz com ícone de ondas estreitas é a indicação da rede 2.4G do roteador.
III) A terceira luz com ícone de ondas largas é a indicação da rede 5G do roteador.
IV) A quarta luz com o ícone de cadeado indica a função QSS/WPS do roteador.
V) A quinta luz com ícone de tela de computador indica a conexão cabeada no roteador.
VI) A sexta luz com ícone de globo indica que o roteador está com sinal de internet.
Iniciando da esquerda para a direita:
I) A primeira luz indica a luz power que indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
II) A segunda luz com ícone de ondas estreitas é a indicação da rede 2.4G do roteador.
III) A terceira luz com ícone de ondas largas é a indicação da rede 5G do roteador.
IV) A quarta luz com o ícone de cadeado indica a função QSS/WPS do roteador.
V) A quinta luz com ícone de tela de computador indica a conexão cabeada no roteador.
VI) A sexta luz com ícone de globo indica que o roteador está com sinal de internet.

ROTEADOR TP-LINK G5
• A sua luz com ícone power indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
• A luz com o ícone de ondas com espaços longos indica a sua rede 2.4G.
• A luz com ícone de ondas com espaços curtos indica a sua rede 5G.
• A luz com o ícone de globo indica que o roteador está com sinal de internet.
• A luz com o ícone de tela de computador indica a conexão cabeada no roteador.
• A luz com o ícone de setas girando indica a função WPS do roteador.
• A sua luz com ícone power indica que o roteador está ligado e recebendo energia elétrica.
• A luz com o ícone de ondas com espaços longos indica a sua rede 2.4G.
• A luz com ícone de ondas com espaços curtos indica a sua rede 5G.
• A luz com o ícone de globo indica que o roteador está com sinal de internet.
• A luz com o ícone de tela de computador indica a conexão cabeada no roteador.
• A luz com o ícone de setas girando indica a função WPS do roteador.

ONU (VIVER ANANINDEUA)
• A luz POWER indica que seu equipamento está ligado e recebendo energia elétrica.
• A luz ALARM indica a perda de sinal causado por um possível rompimento na fibra óptica caso esteja piscando.
• A luz PON indica a comunicação na transmissão e recepção do sinal de luz.
• A luz ETH 1 / ETH 2 / ETH 3 / ETH 4 indicam as conexões cabeadas.
• A luz TEL indica a conexão com o interfone.
• A luz WIFI indica o funcionamento da rede WIFI.
• A luz POWER indica que seu equipamento está ligado e recebendo energia elétrica.
• A luz ALARM indica a perda de sinal causado por um possível rompimento na fibra óptica caso esteja piscando.
• A luz PON indica a comunicação na transmissão e recepção do sinal de luz.
• A luz ETH 1 / ETH 2 / ETH 3 / ETH 4 indicam as conexões cabeadas.
• A luz TEL indica a conexão com o interfone.
• A luz WIFI indica o funcionamento da rede WIFI.

5MEXI NOS EQUIPAMENTOS E TROQUEI OS CABOS, E A INTERNET NÃO ESTÁ FUNCIONANDO
Primeiro é preciso reforçar que você NÃO deve mover os equipamentos de lugar ou
trocar os cabos de lugar sem orientação da nossa equipe de suporte técnico.
A porta WAN do roteador é a porta que recebe o sinal elétrico que vem da ONU
com as informações e dados da internet.
A porta LAN da ONU é a que transmite o sinal de internet para o roteador, caso o seu
cabo de rede não esteja conectando os equipamentos nessas respectivas portas
você não terá conexão à internet.
trocar os cabos de lugar sem orientação da nossa equipe de suporte técnico.
A porta WAN do roteador é a porta que recebe o sinal elétrico que vem da ONU
com as informações e dados da internet.
A porta LAN da ONU é a que transmite o sinal de internet para o roteador, caso o seu
cabo de rede não esteja conectando os equipamentos nessas respectivas portas
você não terá conexão à internet.
6UTILIZO MUITO A INTERNET NO MEU COMPUTADOR/VIDEO GAME/TELEVISÃO E NÃO ESTÁ NA VELOCIDADE QUE DESEJO
Temos como solução o ponto plus, que consiste em um cabo de rede conectado ao
roteador, instalado pela Conecta Internet, que será levado até algum equipamento
ou local de sua casa. O mesmo pode ser usado em Smart TVs, Notebooks, PC, TV Box,
Repetidor, entre outros.
Funcionamento e a velocidade especifica dos tipos de cabos de rede:
Basicamente no mercado atual há dois tipos de cabos sendo utilizados, Fast Ethernet
e Gigabit Ethernet, e a diferença entre eles resumidamente é a velocidade de
transmissão sendo que o Fast Ethernet alcança até 100Mbps e o Gigabit Ethernet
permite velocidades de até 1 Gbps.
Por isso, orientamos que sejam feitos os testes de velocidade com o equipamento
cabeado.
roteador, instalado pela Conecta Internet, que será levado até algum equipamento
ou local de sua casa. O mesmo pode ser usado em Smart TVs, Notebooks, PC, TV Box,
Repetidor, entre outros.
Funcionamento e a velocidade especifica dos tipos de cabos de rede:
Basicamente no mercado atual há dois tipos de cabos sendo utilizados, Fast Ethernet
e Gigabit Ethernet, e a diferença entre eles resumidamente é a velocidade de
transmissão sendo que o Fast Ethernet alcança até 100Mbps e o Gigabit Ethernet
permite velocidades de até 1 Gbps.
Por isso, orientamos que sejam feitos os testes de velocidade com o equipamento
cabeado.
7MEU IPTV NÃO ESTÁ FUNCIONANDO
Quanto aos serviços de IPTV infelizmente não temos como garantir a estabilidade,
por conta de se tratar de um produto onde mais de 90% dos provedores de IPTV
não são homologados pela Anatel e devido ao fato dessa conexão depender de
fatores além da internet.
por conta de se tratar de um produto onde mais de 90% dos provedores de IPTV
não são homologados pela Anatel e devido ao fato dessa conexão depender de
fatores além da internet.
8O QUE SIGNIFICA QUE A MINHA INTERNET É 100% FIBRA ÓPTICA (FTTH - FIBER TO THE HOME)?
A fibra óptica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro,
plástico ou outro isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente
elétrica). Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e
núcleo. Sendo muito utilizada nas telecomunicações e exames médicos que permite
a transmissão de luz por reflexões contínuas dentro de uma superfície até a
chegada da outra extremidade, sem perdas.
Simplificadamente a nossa conexão é feita 100% com fibra óptica (Tecnologia que
garante conexão com a velocidade da luz) desde a nossa base até os
equipamentos da sua residência.
plástico ou outro isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente
elétrica). Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e
núcleo. Sendo muito utilizada nas telecomunicações e exames médicos que permite
a transmissão de luz por reflexões contínuas dentro de uma superfície até a
chegada da outra extremidade, sem perdas.
Simplificadamente a nossa conexão é feita 100% com fibra óptica (Tecnologia que
garante conexão com a velocidade da luz) desde a nossa base até os
equipamentos da sua residência.
9POR QUE MINHA INTERNET TEM UMA VELOCIDADE DE DOWNLOAD E DE UPLOAD?
A taxa de download é a velocidade que você recebe os dados da rede (tudo que
baixa/assiste/acessa) e a taxa de upload é a velocidade que você recebe os dados,
(tudo que envia/transmite/interage).
As taxas têm velocidades diferentes, pois recebemos muito mais dados que
enviamos. Ex.: Ao acessar seu Instagram você recebe em seu feed várias fotos,
vídeos e stories, fazendo o download deles, e ao achar algo que goste você curte
ou comenta, e só aí está enviando os dados para a rede em upload.
baixa/assiste/acessa) e a taxa de upload é a velocidade que você recebe os dados,
(tudo que envia/transmite/interage).
As taxas têm velocidades diferentes, pois recebemos muito mais dados que
enviamos. Ex.: Ao acessar seu Instagram você recebe em seu feed várias fotos,
vídeos e stories, fazendo o download deles, e ao achar algo que goste você curte
ou comenta, e só aí está enviando os dados para a rede em upload.
10PAGUEI MEU BOLETO, MAS A INTERNET NÃO FOI RESTAURADA
Na mensalidade e ativação temos o boleto que pode ser processado em até 24
Horas úteis após o pagamento.
Na ativação a função cartão de débito o pagamento é efetuado diretamente na
conta bancária e processado em até 10 horas.
E na função Cartão de Crédito no caso de taxas de ativação em até 2 dias úteis
após o pagamento.
⚠ Lembrando que finais de semana e feriados não contam como dias úteis
Horas úteis após o pagamento.
Na ativação a função cartão de débito o pagamento é efetuado diretamente na
conta bancária e processado em até 10 horas.
E na função Cartão de Crédito no caso de taxas de ativação em até 2 dias úteis
após o pagamento.
⚠ Lembrando que finais de semana e feriados não contam como dias úteis
11O QUE É UM PONTO PLUS?
É um cabo de rede conectado ao roteador, instalado pela Conecta, que será levado
até algum equipamento ou local de sua casa. O mesmo pode ser usado em Smart
TVs, Notebooks, PC, TV Box, Repetidor, entre outros.
Ele é recomendado para você que precisa de uma atenção especial para um
equipamento, como seu computador de trabalho ou seu videogame preferido.
até algum equipamento ou local de sua casa. O mesmo pode ser usado em Smart
TVs, Notebooks, PC, TV Box, Repetidor, entre outros.
Ele é recomendado para você que precisa de uma atenção especial para um
equipamento, como seu computador de trabalho ou seu videogame preferido.
12O QUE É O ROTEADOR MESH?
O Wi-Fi Mesh é uma nova tecnologia que oferece uma melhor forma de conectar
nossos dispositivos à internet: ela permite aumentar o tamanho de nossa rede sem
prejudicar a performance, apenas adicionando novos pontos de acesso, de forma
fácil e rápida.
É uma nova tecnologia de redes sem fio, que utiliza uma topologia de malha (no
original em inglês: Mesh) onde todos os terminais são conectados entre todos,
agindo como uma única rede sem fio com vários pontos espalhados. Parece com o
conceito de usar repetidores, mas funciona de forma totalmente integrada.
nossos dispositivos à internet: ela permite aumentar o tamanho de nossa rede sem
prejudicar a performance, apenas adicionando novos pontos de acesso, de forma
fácil e rápida.
É uma nova tecnologia de redes sem fio, que utiliza uma topologia de malha (no
original em inglês: Mesh) onde todos os terminais são conectados entre todos,
agindo como uma única rede sem fio com vários pontos espalhados. Parece com o
conceito de usar repetidores, mas funciona de forma totalmente integrada.
13COMO POSSO VISUALIZAR MINHA FATURA?
Você consegue visualizar sua fatura através do nosso site na Área do Cliente, no seu
e-mail (verifique também a caixa de spam) ou no aplicativo na loja de Apps do seu
dispositivo Android ou iOS:
• IOS: https://apps.apple.com/br/app/conecta-internet/id1503340858
• Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.topsapp.topcliente.conectainternet
e-mail (verifique também a caixa de spam) ou no aplicativo na loja de Apps do seu
dispositivo Android ou iOS:
• IOS: https://apps.apple.com/br/app/conecta-internet/id1503340858
• Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.topsapp.topcliente.conectainternet
14QUAIS OS EQUIPAMENTOS ESTÃO INSTALADOS EM MINHA RESIDÊNCIA?
Quando efetuamos a instalação do nosso serviço para você, levamos 3 coisas muito
importantes para o bom funcionamento da sua rede:
• PTO: onde fica arrumada a última parte da fibra até ser conectada no
equipamento óptico. É uma parte muito sensível, pois a fibra não está tão protegida
e está mais exposta e para não haver um rompimento dela com facilidade, ela fica
guardada nessa caixinha.
• ONU: é o equipamento que faz um trabalho de ponte até chegar, ele converte os
sinais de luz para sinais elétricos e envia para o roteador.
• Roteador: é o equipamento com antenas, responsável pelo seu sinal de Wi-Fi. Ele
distribui internet para toda a sua casa.
importantes para o bom funcionamento da sua rede:
• PTO: onde fica arrumada a última parte da fibra até ser conectada no
equipamento óptico. É uma parte muito sensível, pois a fibra não está tão protegida
e está mais exposta e para não haver um rompimento dela com facilidade, ela fica
guardada nessa caixinha.
• ONU: é o equipamento que faz um trabalho de ponte até chegar, ele converte os
sinais de luz para sinais elétricos e envia para o roteador.
• Roteador: é o equipamento com antenas, responsável pelo seu sinal de Wi-Fi. Ele
distribui internet para toda a sua casa.
Baixe nosso APP!
Com ele você pode:


Baixe nosso APP!
Com ele você pode:

